NOME DO ALUNO_________________________________________________________
PROFESSOR(A)___________________________________________
Atividades
Faça no seu caderno.
1. Complete os espaços:
a) Kátia tem 8 notas de 5 reais.
Ela tem ___________ reais.
b) José comprou 8 caixas com 6 canetas.
Ele comprou ___________
canetas.
c) Marina comprou 3 cartelas de botões.
Cada cartela tem 1 dúzia (12) de botões.
Ela comprou ___________
botões.
d) Vanda recebeu 15 reais em notas de 5 reais.
Ela tem notas ___________
de S reais.
e) Gabriel encaixotou 72 livros.
Cada caixa ficou com 8 livros.
Existem então ___________ caixas.
f) Uma quantia de 42 reais deve ser repartida igualmente
entre 6 pessoas.
Cada pessoa receberá ___________ reais.
2. Para ter uma idéia de quantas laranjas havia numa
caixa, sem desarrumar a caixa para contá-Ias uma a uma, Pedro contou apenas as
frutas da camada superior e verificou que havia 1S laranjas. Avaliou que a
caixa tinha pelo menos 5 camadas iguais àquela. Que conta Pedro deve fazer para
ter uma estimativa do número de laranjas contidas na caixa?
3. Hugo reformou o encanamento de sua casa. Ao todo, ele
precisou de 30 metros de cano, 13 cotovelos, 6 "T" e 8 luvas. Na
época, ele pagou os seguintes valores:
Pesquise como é esses canos e desenhe ou cole aqui
|
||
Cano
|
R$ 6,00 por metro
|
|
Cotovelo
|
R$ 2,00 por unidade
|
|
Junção “T”
|
R$ 3,00 por unidade
|
|
Luva
|
R$ 1,00 por unidade
|
Em quanto ficou sua despesa com material?
Nas atividades seguintes, apenas indique as operações que
devem ser feitas. Depois da Aula 12, você terá condições de fazer os cálculos.
4. Um motorista de caminhão queria medir o consumo de seu
veículo. Em um posto de abastecimento, pediu que completassem o tanque.
Enquanto isso, anotou a quilometragem
indicada no marcador do painel: 25 383 km. Depois, seguiu viagem. Quando o
marcador estava indicando 25 667 km, ele parou em outro posto e mandou
completar o tanque novamente. Foram colocados 71 litros de combustível. Qual
foi o consumo do caminhão? Ou seja, quantos quilômetros, em média, o caminhão
andou com 1 litro de combustível?
5. Quatro pessoas farão uma viagem de ida e volta entre
Ilhéus e Vitória da Conquista. Elas irão num carro que faz, em média, 12
quilômetros por litro de combustível. A distância entre aquelas cidades é de
300 quilômetros. Quantos litros de combustível serão gastos nessa viagem?
6. Uma fábrica de sabão em pedra embala os produtos em
caixas de 4 dúzias. Quantas caixas são usadas para embalar 15 600 pedras de
sabão?
7. A tabela abaixo nos fornece o consumo de energia (em
watts-hora) de vários aparelhos eletrodomésticos.
Gastos de energia elétrico
Aparelho
|
Consumo por hora (watts-hora)
|
Aspirador de pó
|
250
|
Chuveiro
|
3.000
|
Enceradeira
|
250
|
Ferro de passar roupas
|
1.000
|
Geladeira
|
125
|
Lâmpadas de 100 velas
|
100
|
Liquidificador
|
250
|
Rádio
|
10
|
Televisor
|
60
|
Computador
|
140
|
Com os dados da tabela, calcule quanto tempo uma encera
de ira deve ficar ligada para gastar a mesma quantidade de energia que um
chuveiro gasta em 10 minutos. Quanto é, também, o gasto de energia de sua casa
e como fazer para reduzir as despesas
com energia.
Complete a tabela
DEZENAS
|
UNIDADES
|
|
0 X 9 =
|
||
1 X 9 =
|
||
2 X 9 =
|
||
3 X 9 =
|
||
4 X 9 =
|
||
5 X 9 =
|
||
6 X 9 =
|
||
7 X 9 =
|
||
8 X 9 =
|
||
9 X 9 =
|
||
10 X 9 =
|
||
Observe que os algarismos das unidades aparecem na ordem
decrescente e que os algarismos das dezenas aparecem na ordem crescente. Além
disso, se você somar o algarismo da dezena com o algarismo da unidade, sempre
dará 9.
RESSIGNIFICANDO APRENDIZAGEM MATEMÁTICA AULA 09
Faça no seu caderno.
1. Três costureiras organizaram uma pequena fábrica de
vestidos. Cada uma delas consegue fazer 4 vestidos por dia e cada um dos
vestidos é vendido por R$ 40,00.
a) Quanto dinheiro essa pequena fábrica arrecada por dia?
b) Para cada vestido, gastam-se 2 metros de tecido.
Quantos metros de tecido são gastos por dia?
c) O dinheiro que a fábrica arrecada por dia não é o seu
lucro. Existem várias despesas. As costureiras precisam comprar tecido, linhas,
botões e outros materiais e têm de pagar à faxineira, que todos os dias vai
arrumar a bagunça. Se a despesa em cada dia for de R$ 154,00, qual é o lucro da
fábrica por dia?
Faça no seu caderno.
2. Quanto dá esta conta: 9 + 6 x 1 - 4 x 2?
Propriedade distributiva
Agora vamos imaginar a seguinte situação: dois irmãos
resolvem rifar uma bicicleta que não usam, embora ela seja quase nova. João
diz: "Vamos vender cada bilhete da rifa por R$ 2,00, para nossos
amigos." Pedra responde: "Está certo. Depois fazemos um sorteio para
ver quem leva."João vendeu 3 bilhetes e Pedro vendeu 7 bilhetes. Quanto
eles arrecadaram? Repare que há duas maneiras de fazer a conta. Uma delas é
verificar quanto cada um arrecadou e, depois, somar.
A conta a ser feita é (assinale apenas uma alternativa):
a.(__) 2x3+2x7
b.(__) 2 x (3 + 7)
c.(__) R$ 2,00 x 10 = R$ 20,00
d.(__) 2 x (3 + 7) = 2 x 3 + 2 x 7
Chegamos à conclusão de que João arrecadou R$ 6,00 e Pedro arrecadou R$ 14,00.
Portanto, os dois juntos arrecadaram R$ 20,00. Mas também podemos fazer a conta
de outra forma: verificamos quantos bilhetes foram vendidos ao todo e
multiplicamos pelo valor de cada um. Neste caso, a conta a ser feita é (assinale
apenas uma alternativa):
a.(__) 2x3+2x7
b.(__) 2 x (3 + 7)
c.(__) R$ 2,00 x 10 = R$ 20,00
d.(__) 2 x (3 + 7) = 2 x 3 + 2 x 7
Concluímos, então, que foram vendidos 10 bilhetes por R$
2,00 cada um. Por isso, o total arrecadado é de:
a.(__) 2x3+2x7
b.(__) 2 x (3 + 7)
c.(__) R$ 2,00 x 10 = R$ 20,00
d.(__) 2 x (3 + 7) = 2 x 3 + 2 x 7
Com este exemplo, descobrimos que:
a.(__) 2x3+2x7
b.(__) 2 x (3 + 7)
c.(__) R$ 2,00 x 10 = R$ 20,00
d.(__) 2 x (3 + 7) = 2 x 3 + 2 x 7
Esta importante propriedade pode ser resumida na seguinte
frase: Se um número multiplica uma soma, então ele multiplica cada parcela
dessa soma.
a.(__) Sim
b.(__) Não
Devemos dizer que todos os resultados que apresentamos
para você não são coincidências. As propriedades valem para qualquer outro
número em qualquer outro problema, porque não dependem dos números. Elas valem
sempre, em qualquer situação. Para gravar bem as propriedades, a Matemática usa
letras no lugar de números. Portanto, as contas que vamos escrever com letras
são contas que podem ser feitas com quaisquer números. Observe como podemos
resumir nossa aula usando letras: (Coloque V para verdadeiro e F para falso)
a.(__) propriedade comutativa: a x b = b x a
b.(__) propriedade associativa: a x (b x c) = (a x b) x c
c.(__)propriedade distributiva: a x (b + c) = a x b + a x
c
Nenhum comentário:
Postar um comentário